O serviço de tratamento de água é algo essencial na estrutura de uma sociedade. Neste aspecto é primordial a elaboração de diretrizes completas para o fornecimento de água, o qual exige uma boa base de estudo e profissionais que sejam competentes na área. Antes de começar a atividade de abastecimento de água, é essencial verificar a quantidade de habitantes que dependem do abastecimento e também a porcentagem de crescimento do município, juntamente com a necessidade dos setores das indústrias. Tendo em vista estes dados, o programa tem como finalidade prover a região, no decorrer de vários anos, com a água potável que seja necessária para o consumo.

A escolha de uma nascente fornecedora de água é um ponto primordial na elaboração de um processo de abastecimento. O recomendado é buscar uma fonte com quantidade suficiente de água capaz de possibilitar o fornecimento hídrico para o município. Outro aspecto a ser considerado é a localização do manancial, a delineação exata da região e a possibilidade de ter algum vestígio de contaminação.

O recolhimento poderá acontecer na superficialidade ou mesmo, abaixo da terra. No caso de optar pela modalidade superficial, ela será realizada em lagos e rios, utilizando a ação da gravidade ou mesmo através da instalação de bombas hídricas, que direcionará a água para o local onde será devidamente tratada, antes de ser passada para o consumo da população.

Já na modalidade subterrânea, ela é realizada utilizando poços artesianos ou mesmo, perfurando a terra em uma profundidade que vai de 50 a 100 metros, tendo como finalidade recolher a água proveniente dos lençóis subterrâneos. A água é recolhida através de utilização de bombas as quais ficam localizadas próximo do lençol hídrico, sendo canalizada para região da superfície através de canos. A grande vantagem da água que é provinda dos poços artesianos, consiste na sua integridade, estando livre de qualquer tipo de contaminação que seja causada por vírus ou bactérias.

Outro benefício da água que é proveniente de poços artesiano é de que geralmente ela não necessita de passar pelo processo de tratamento convencional. O único requisito em que ela é submetida é a aplicação de cloro. Esta vantagem se deve principalmente devido a água estar em sua qualidade transparente, retirando assim os outros procedimentos que são inseridos no tratamento hídrico de proveniência superficial.

Sem sombra de dúvida, o tratamento hídrico é um dos fatores importantíssimos no desenvolvimento social. Mas não se resume somente nisto! A ação social precisa também englobar o aspecto econômico, através de projetos que favoreçam uma melhoria da qualidade de vida das pessoas. Dito isto, podemos considerar a importância do trabalho em casa.

Quando as políticas públicas possibilitam que as pessoas estruturem o seu próprio negócio, favorece que elas alcancem uma autonomia de vida. Desde modo, ao aprender como ganhar dinheiro na internet, elas passarão a gerenciar o seu negócio virtual, procurando sempre o crescimento gradativo do seu empreendimento. Além do mais, ao trabalhar em casa, será reduzido o valor dos investimentos, uma vez que são terá a necessidade de locar algum cômodo comercial, por exemplo, facilitando ainda mais a abertura da sua microempresa.

A Estrutura de um Projeto de Tratamento de Água