Em nossa sociedade diversas vezes, vemos o aumento da criminalidade e da violência. A cada dia que passa, torna-se mais agravante esta situação da falta de segurança. Mas eis que o cenário fica ainda mais triste, quando constatamos que a origem desta criminalidade e violência, vem exatamente de jovens e adolescentes.

Isto se deve principalmente ao fato de que estes adolescentes e jovens, muitas vezes passam o seu tempo ociosos. Com isto fica mais suscetível que eles se envolvam com coisas erradas em suas vidas. Esta situação acontece principalmente pelo fator da influencia das companhias na vida de um ser humano: se uma pessoa fica rodeada de más-companhias, a tendência é de que ela adquira os mesmos hábitos daquelas pessoas em que mantem uma constante convivência.

Agora outro fator, não menos importante do que este que foi citado acima, é a falta de oportunidades para estes jovens e adolescentes. Diversos deles, se envolvem em situações de violência e crime, por conta da ausência de condições dignas de sobrevivência. E neste grave cenário é notado que pela carência de oportunidades e esperança de um futuro melhor, eles acabam optando por um caminho errado.

A partir disto, já constatamos o quanto que é essencial o serviço de assistência social. Pois através dele é que favorece o avanço das políticas públicas que objetivam uma vida digna para a população. E neste aspecto da vida dos jovens e adolescentes, isto se torna ainda mais urgente de ser executado, uma vez que eles carecem de um melhor direcionamento em suas vidas.

E para isto, já podemos adentrar um pouco mais na variedade de opções para serem apresentadas a estes jovens. Os assistentes sociais poderão criar projetos que tenham o intuito a formação destes adolescentes. Com isto, favorecerá que eles ocupem o seu tempo com algo que seja digno e produtivo, afastando-o de opções erradas da criminalidade.

Esta formação poderá englobar o trabalho em casa, onde estes jovens terão a chance de conhecer o mercado online que é capaz de transformar a vida de uma pessoa, que se empenha em colocar em prática os conhecimentos adquiridos, lançando o seu negócio digital.

Ainda mais hoje em dia, em que os adolescentes têm um fácil acesso ao mundo virtual. Isto inclusive já possibilita economizar tempo na formação, uma vez que a maior parte dos jovens já manuseiam tranquilamente um computador e os dispositivos móveis. Neste caso, o curso técnico de informática, tonar-se um fator desnecessário, onde o foco poderá ficar inteiramente no conhecimento das técnicas do marketing digital.

Nos cursos que forem oferecidos para trabalhar em casa, poderá incentivar que cada jovem busque descobrir o seu próprio talento, afim de que posteriormente atue na área que mais se adaptar. Não há nada mais agradável do que atuar no segmento que realmente se tem o prazer de estar profissionalmente.

E ainda poderá além disto, concentrar em aprender como ganhar dinheiro na internet, pois é o lugar onde as chances aumentam drasticamente para chegar ao sucesso do seu negócio. E todos estes pontos poderão ser planejados pelo assistente social, tendo como meta favorecer a inclusão de jovens e adolescentes na sociedade.

A Necessidade da Assistência Social na Vida de Jovens e Adolescentes