Pode ser que você ainda não saiba, mas a ausência de saneamento básico é capaz de desencadear diversos problemas. Conforme a regulamentação do nosso país, o serviço de saneamento inclui uma diversidade de serviços que objetivam o provimento de água potável, o trato do esgoto e o asseamento dos municípios.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o foco do saneamento é promover as condições saudáveis para o ser humano, uma vez que as doenças podem ser desencadeadas por consequência da falta deste tipo de serviço. As péssimas condições da água, juntamente com direcionamento impróprio do lixo, péssima remoção de dejetos e locais contaminados pela poluição são consequências da ausência de saneamento.

As doenças que apresentam um alto índice de ocorrência surgem por conta do contato com este tipo de ambiente, sendo elas: Cólera, Dengue, Leptospirose, Parasitóides, dentre outras. Conforme o Instituto Trata Brasil, além dos graves problemas que surgem, este quadro é um dos fatores para aumentar as despesas com saúde pública. Um exemplo disto, é de que no ano de 2011, proliferou a diarreia em nosso país, gerando uma despesa de R$140 milhões.

De acordo com uma pesquisa realizada pela OMS foi constatado que 88% do número de óbitos teve como consequência a diarreia, em consequência da falta de saneamento básico. E nesta mesma porcentagem, 84% corresponde ao público infantil. Em um outro estudo, foi concluído que no ano de 2008, em média 15 mil pessoas vieram a falecer em nosso país por causa de doenças que foram proliferadas por conta da privação do saneamento.

No ano de 2016, o Instituto Trata Brasil protagonizou uma pesquisa em amis de 100 cidades brasileiras, onde chegou-se à conclusão de que 90% dos esgotos em locais impróprios não são recolhidos e nem mesmo recebem o tratamento que é devido. E o que é pior, o serviço de fornecimento de água não alcança estas regiões. Deste modo, a água em que eles têm acesso é proveniente de canalizações irregulares de lugares clandestinos.

As moradias em locais inapropriados, os vazios na cidade e aumento acelerado da população atrapalham o alcance aos serviços que são essenciais. A ausência de uma boa estrutura afeta várias classes da população. No entanto, conforme as pesquisas foram detectadas que as pessoas que tem baixa renda são as principais atingidas.

Com este cenário grave, surge a necessidade de encontrar uma solução para este problema. E uma alternativa viável seria de conceder acesso à população a uma melhor qualidade de vida, o qual inclui vários aspectos. E um deles é através da melhoria da renda, através do trabalho em casa.

Ao ensinar esta atividade, a população conseguirá ter uma independência em suas vidas, passando a ter a capacidade para gerenciar um negócio. Uma das modalidades de faturar neste gigantesco mercado é aprender a ganhar dinheiro na internet. Sendo empreendedor, a pessoa poderá optar pela área que mais se identificar, passando o tempo da sua vida, executando uma atividade que realmente goste. E uma das formas de trabalhar em casa é de confeccionar algum tipo de produto, como por exemplo, bijuterias ou artesanato, e depois vende-los no mercado online.

Importância do Saneamento Básico na Vida da População