Com uma estrutura bem elaborada, o projeto de Água Sustentável e Saneamento na África (SUWASA) tem exercido a sua função juntamente com o Governo a nível regional e também nacional, além de atuar em parceria com empresas de fornecimento de água e outras que tem como objetivo a economia da água. Desde o seu surgimento a SUWASA tem tido resultados satisfatórios, através do seu grupo que tem se dedicado em criar programas que visam assegurar o desenvolvimento sustentável no que se refere à qualidade da água e ao saneamento básico.

A SUWASA trata-se de um projeto que foi fundado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o qual foi executado pela Tetra Tech, e tem como finalidade estimular a mudança do saneamento na África, juntamente com a garantia de que a água esteja em boas condições de consumo, tendo como foco o longo período de sustentabilidade voltado para as finanças. Um dos diferenciais da SUWASA é o tipo de transformação legítima que é proposta no padrão de serviço de água, visando favorecer os patrocinadores para os fornecedores hídricos da África.

Além destes aspectos, outro objetivo deste projeto refere-se ao aumento e aperfeiçoamento do abastecimento de serviços hídrico e saneamento básico em regiões da cidade e fora dela, tendo como prioridade atender às necessidades da classe baixa. Constantemente a SUWASA tem se juntado a mais empresas de serviços do governo e também pequenas empresas que oferecem o serviço de abastecimento hídrico e outros tipos de doadores, com o intuito de comprovar e impulsionar processos práticos para a transformação da qualidade dos serviços hídricos, para o gerenciamento do programa e também para estimular o aumento dos financiamentos. A assistência da SUWASA engloba suporte técnico e formação no segmento de abastecimento, somando com o auxílio financeiro para aperfeiçoar a estrutura e a negociação commodities de acordo com a necessidade.

No Brasil, a principal empresa de fornecimento de água e saneamento é a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Ela está situada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Em 2013, segundo dados de suas pesquisas, a sua esquipe de funcionários chegou a um número de 12.193 pessoas, tendo em sua liderança, o profissional Ricardo Augusto Simões Campos. Recentemente a Copasa, tem como responsabilidade fornecer água potável e recolher o esgoto nas cidades de Minas Gerias, alcançando em média 14,5 milhões de pessoas.

Além desta importante política pública do abastecimento de água e saneamento básico, não deve ser esquecido os outros aspectos que favorecem uma vida saudável para o ser humano. E um destes pontos a serem considerados, está no assunto de desenvolvimento social. E nele inclui o tema da empregabilidade, onde já podemos evidenciar o trabalho em casa.

Esta é uma atividade que é capaz de proporcionar um crescimento econômico da região, além de incluir as pessoas na sociedade, através de um emprego independente. Ao trabalhar em casa, o novo empreendedor terá a possibilidade de administrar o seu próprio negócio na internet, além de ter a chance de atuar juntamente com parentes ou amigos que tenham as mesmas habilidades.

Tipos de Projetos Para Tratamento de Água e Saneamento Básico